IPCA
-0.04 Set.2019
Topo

Índia busca elevar importações de petróleo da Rússia, diz ministro

17/09/2019 10h51

Por Sudarshan Varadhan

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia está buscando elevar suas importações de petróleo da Rússia, disse o ministro de Petróleo do país nesta terça-feira, em momento de alta nos preços após um ataque sobre instalações sauditas que cortaram pela metade a produção do reino.

O ministro Dharmendra Pradhan afirmou que teve um encontro com o presidente da petroleira russa Rosneft, Igor Sechin, e que quatro empresas indianas planejam ampliar seus investimentos em campos de petróleo na Rússia.

Ele também tentou acalmar os ânimos em relação à oferta, dizendo que está confiante de que a Índia, terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, tem diversos fornecedores.

A Arábia Saudita é a maior exportadora global de petróleo e a segunda maior fornecedora da Índia, depois do Iraque. A Índia reduziu a fatia do Oriente Médio em suas importações de petróleo para 56% em julho, de cerca de 60% há um ano atrás, ao mesmo tempo em que aumentou compras da África e dos Estados Unidos.

"Nós discutimos detalhadamente a possibilidade de importação de petróleo", disse Pradhan a jornalistas, sobre a reunião com Sechin.

Duas fontes com conhecimento das operações da saudita Aramco disseram que pode levar meses para que a produção saudita retorne à normalidade. Estimativas anteriores falavam em semanas.

"O incidente foi grande", disse Pradhan, em sua primeira coletiva de imprensa após os ataques aos sauditas.

Mais Economia