IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Arábia Saudita restaurará toda produção de petróleo na próxima semana, diz fonte

14.set.2019 - Fumaça é vista após fogo em instalação na cidade de Abqaiq, na Arábia Saudita - Stringer/Reuters
14.set.2019 - Fumaça é vista após fogo em instalação na cidade de Abqaiq, na Arábia Saudita Imagem: Stringer/Reuters

Em Londres

23/09/2019 09h27

A Arábia Saudita recuperou cerca de 75% da produção de petróleo perdida após os ataques às suas instalações e restaurará todo o fluxo até o início da próxima semana, disse uma fonte próxima à questão hoje.

A produção de petróleo saudita em Khurais está agora em mais de 1,3 milhão de barris por dia (bpd), enquanto o bombeamento em Abqaiq está perto de 3 milhões de bpd, segundo a fonte.

Os ataques às unidades de Khurais e Abqaiq, alguns dos maiores complexos de petróleo do reino, afetaram 5,7 milhões de bpd da capacidade de produção.

As autoridades sauditas disseram anteriormente que a produção seria totalmente restaurada até o final de setembro.

Os ataques de 14 de setembro às plantas de Abqaiq e Khurais causaram incêndios e danos significativos que reduziram pela metade a produção de petróleo do principal exportador de petróleo do mundo.

O ministro da energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, e o presidente-executivo da petroleira Aramco, Amin Nasser, disseram que a produção será totalmente restaurada até o final de setembro.

O reino conseguiu recuperar suprimentos para seus clientes em níveis pré-ataque, alavancando seus enormes estoques e oferecendo petróleo de outras classes e outros campos, disse a autoridade saudita.