IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

AGU cria força-tarefa contra desmatadores da Amazônia

24/09/2019 18h15

BRASÍLIA (Reuters) - No momento em que o país é alvo de fortes críticas internacionais, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou nesta terça-feira uma força-tarefa com o objetivo de atuar em ações judiciais contra desmatadores e demais infratores de crimes ambientais na Amazônia, segundo comunicado do órgão.

"Nós estamos tirando essas ações de uma tramitação comum, rotineira, e estamos trazendo para esse grupo concentrado, que é um grupo de elite que trata de grandes devedores", afirmou o advogado-geral da União, André Mendonça.

O grupo pretende de início dar prioridade a 12 ações em que é cobrado 206 milhões de reais de grandes desmatadores. A equipe é formada por 20 integrantes, dos quais 15 membros da Procuradoria-Geral Federal (órgão da AGU que representa judicialmente autarquias como Ibama e ICMBio) e cinco da Procuradoria-Geral da União, que poderão atuar inclusive em regime de plantão, quando necessário.

A portaria de criação da equipe prevê que ela funcione durante um prazo de seis meses, que pode ser prorrogado a critério do advogado-geral da União.

(Reportagem de Ricardo Brito)