PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Rosengren, do Fed, pede por paciência sobre juros, de olho em consumidor

11/10/2019 15h03

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve deveria ter paciência ao avaliar se deve reduzir a taxa de juros e a força do consumidor norte-americano será fundamental, afirmou o presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren, nesta sexta-feira.

"Embora os consumidores norte-americanos tenham sido resilientes até o momento, a resiliência contínua não é garantida ... minha opinião é de que as autoridades podem ser pacientes e continuem a avaliar os dados recebidos antes de tomar medidas adicionais", disse Rosengren em comentários preparados na Universidade de Wisconsin-Madison.

Rosengren, que se opôs aos dois cortes na taxa de juros do banco central dos EUA este ano, disse que a principal questão é se os gastos do consumidor podem continuar a compensar o impacto negativo das guerras comerciais do governo do presidente Donald Trump e a desaceleração do crescimento global.

Os EUA realizaram o segundo dia de negociações comerciais de alto nível com a China nesta sexta-feira, numa tentativa de resolver sua guerra comercial que já dura 15 meses.

Rosengren observou que, apesar dos obstáculos no segundo trimestre, o crescimento econômico dos EUA estava acima da tendência estimada de longo prazo e que muitos economistas continuam esperando que a economia cresça em torno de seu potencial, mas ele sinalizou que mantém a mente aberta para o futuro.

"Minha visão para a economia não prevê a necessidade de um afrouxamento adicional. No entanto, se os riscos se materializarem e o crescimento econômico desacelerar materialmente, para abaixo da taxa potencial, eu estarei preparado para apoiar o afrouxamento agressivo", disse Rosengren.

(Por Lindsay Dunsmuir)