IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento do PIB dos EUA no 3º tri é revisado para cima a 2,1%

27/11/2019 10h36

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos acelerou ligeiramente no terceiro trimestre, em vez de desacelerar como inicialmente informado, em meio a um ritmo mais forte de acúmulo de estoques e um recuo menos intenso no investimento empresarial.

O Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa anualizada de 2,1%, informou o Departamento do Comércio em sua segunda estimativa sobre o PIB do terceiro trimestre nesta quarta-feira. No mês passado, a estimativa havia sido de um crescimento de 1,9%.

A economia expandiu a um ritmo de 2,0% no período entre abril e junho. Economistas consultados pela Reuters projetavam que o resultado do PIB no terceiro trimestre não seria revisado e permaneceria em 1,9%.

Quando medida pelo lado da renda, a economia cresceu a uma taxa de 2,4% no último trimestre. A Renda Interna Bruta dos EUA avançou 0,9% no segundo trimestre.

A média do PIB e da Renda Interna Bruta, também denominada produção doméstica bruta e considerada uma melhor medida da atividade econômica, aumentou a uma taxa de 2,3% no período de julho a setembro, acelerando ante um ritmo de crescimento de 1,4% no segundo trimestre.

Há sinais de que a economia desacelerou no início do quarto trimestre, em meio a um arrefecimento nos gastos dos consumidores e uma desaceleração cada vez maior nos investimentos empresariais.

A guerra comercial do governo Trump contra a China corroeu a confiança dos negócios, contribuindo para a segunda contração trimestral direta no investimento empresarial

O crescimento recuou em relação à taxa de 3,1% registrada nos três primeiros meses do ano. Mas os riscos de uma recessão no curto prazo diminuíram com a recuperação do mercado imobiliário da fraqueza do ano passado, impulsionada por taxas mais baixas de hipotecas.

O crescimento dos gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos Estados Unidos, não foi revisado, mantendo-se a uma taxa de 2,9% no terceiro trimestre.

(Reportagem de Lucia Mutikani)