Alta das exportações em outubro dá impulso apoio à economia da Alemanha
Por Thomas Escritt
BERLIM (Reuters) - As exportações da Alemanha subiram inesperadamente em outubro, com a demanda de fora da Europa oferecendo um impulso à maior economia do continente, que oscilou à beira da recessão nos últimos trimestres.
As exportações subiram 1,2%, mostraram dados da agência de estatísticas da Alemanha nesta segunda-feira, contra projeção de analistas de recuo de 0,7%. Isso levantará esperanças de que a potência industrial possa evitar contração no último trimestre, apesar de uma série de indicadores negativos nas últimas semanas.
A alta inesperada foi refletida pelos resultados da pesquisa do Sentix sobre o sentimento dos investidores, que mostrou os participantes do mercado animados pela forte demanda da Ásia excluindo o Japão, levando suas expectativas para a economia alemã ao seu nível mais positivo em quase dois anos.
O aumento das exportações foi impulsionado principalmente pela forte demanda de países não europeus. As vendas para países da União Europeia aumentaram 0,1% em comparação com o ano anterior, mas o valor dos produtos alemães vendidos para países não europeus subiu 4,6%.
"Após os decepcionantes dados industriais da semana passada, os dados comerciais desta manhã trouxeram algum alívio bem-vindo à economia", disse Carsten Brzeski, do ING.
A Alemanha, a maior economia da Europa e uma potência de exportação, foi afetada pelos conflitos comerciais entre a China e os Estados Unidos, mas a pesquisa do Sentix mostrou que os investidores estão otimistas sobre o futuro do país devido ao forte crescimento asiático.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.