IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St fecha em queda com aproximação de data crucial para comércio e peso de ações da Apple e de saúde

09/12/2019 18h15

Por Lewis Krauskopf

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta segunda-feira, se afastando de patamares próximos de recordes, com a queda das ações da Apple e de empresas do setor de saúde e investidores se preparando para uma semana movimentada em termos dos noticiários político e econômico, incluindo uma possível virada na disputa comercial EUA-China.

O Dow Jones recuou 0,38%, para 27.909,74 pontos. O S&P 500 perdeu 0,32%, para 3.135,97 pontos. E o Nasdaq Composto caiu 0,4%, para 8.621,83 pontos.

Wall Street está focada na data de 15 de dezembro, quando a próxima rodada de tarifas norte-americanas sobre importações chinesas está programada para entrar em vigor. A China disse nesta segunda-feira que esperava fazer um acordo comercial com os EUA o mais rápido possível.

As esperanças dos investidores com ao menos um acordo inicial entre EUA e China ajudaram a empurrar os principais índices de ações para máximas, com o índice de referência S&P 500 rondando em torno de 0,5% abaixo do seu recorde histórico.

"O mercado está em modo de esperar para ver", disse Chuck Carlson, diretor executivo da Horizon Investment Services em Hammond, Indiana.

"Todos estão de olho no que vai acontecer com a situação tarifária em 15 de dezembro", disse Carlson. "Esse ainda é o maior fator de curto prazo que provavelmente vai influenciar as negociações."

Além da melhora no sentimento dos investidores sobre o comércio, os cortes na taxa de juros dos EUA pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) no início deste ano e algum alívio sobre os lucros das empresas ajudaram a elevar, neste ano, o S&P 500 em 25%.

Nesta semana, os investidores também estarão atentos à reunião de política monetária do Fed, além das eleições no Reino Unido, e a um potencial acordo relacionado a um pacto comercial na América do Norte.

Um recuo de 1,4% nos ativos da Apple, os quais geralmente são sensíveis ao desenvolvimento das questões comerciais, foi o maior peso de uma única ação sobre os três índices.

A maioria dos setores do S&P 500 esteve em baixa, com tecnologia e assistência médica pesando mais no índice.

Nas notícias da empresa, a Merck & Co MRK.N disse que compraria a desenvolvedora de medicamentos contra o câncer ArQule Inc por 2,7 bilhões de dólares, fazendo com que as ações da ArQule dobrassem de valor. As ações da Merck caíram 0,1%.