IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ação da XP dispara 20% na abertura na Nasdaq após IPO

A operação marca o maior IPO do Brasil neste ano - Cris Fraga/Estadão Conteúdo
A operação marca o maior IPO do Brasil neste ano
Imagem: Cris Fraga/Estadão Conteúdo

11/12/2019 13h56

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da plataforma brasileira de serviços financeiros XP Inc saltaram cerca de 20 por cento na estreia dos negócios na bolsa norte-americana Nasdaq nesta quarta-feira, depois da oferta pública inicial (IPO) realizada na véspera a 27 dólares o papel.

Às 13h46 (horário de Brasília), as ações da XP exibiam valorização de 20,2%, cotadas a 32,42 dólares com forte volume de negócios. O índice Nasdaq mostrava alta de 0,19%.

Com isso, o valor da empresa subiu de 14,9 bilhões de dólares no IPO para 17,9 bilhões, segundo cálculos da Reuters.

A operação marca o quarto maior IPO nos Estados Unidos e o maior do Brasil neste ano.

O presidente da XP e um dos fundadores da companhia, Guilherme Benchimol, concederá entrevista à imprensa ainda nesta tarde.

Na visão da equipe do Safra, o sucesso do IPO da XP chancela a perspectiva do mercado de que a empresa continua apresentando altas taxas de crescimento, se beneficiando da intermediação dos bancos no universo de investimentos, conforme nota a clientes.

"Acreditamos que o IPO traga um resultado positivo também para o Itaú Unibanco, de cerca de 1,2 bilhão de reais, com a reavaliação da participação do Itaú no patrimônio da XP. No entanto, merece destaque que a participação atual do Itaú na XP de 46% está avaliada em 28,4 bilhões de reais (considerado resultados não realizados), valor muito superior ao que o Itaú investiu 6,3 bi de reais em meados 2017."

(Reportagem adicional de Carolina Mandl e Paula Arend Laier)