IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Projeto sobre repasse de venda em cartão para lojista avança na Câmara

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

11/12/2019 11h25

Resumo da notícia

  • Projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Finanças e Tributação
  • Ele garante que lojista receberá valores de vendas em cartão se empresa de maquininha quebrar
  • Proposta segue para CCJ da Câmara
  • Se aprovada na comissão, vai direito para o Senado

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11), por unanimidade, que lojistas tenham a garantia legal de que receberão os valores de compras feitas em transações com cartões, mesmo em caso de falência de uma empresa do mercado de pagamentos.

O texto segue agora para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Se for aprovado, segue direto para o Senado Federal, sem a necessidade de passar pelo plenário da Câmara. O projeto de lei nº 4.729 de 2019 é de autoria do deputado Sérgio Souza (MDB-PR).

O tema foi debatido em audiência pública no final de novembro. Durante o debate, o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Angelo José Mont'Alverne Duarte, declarou que a lei federal 12.685 de 2013, dos meios de pagamentos, define as três etapas para o dinheiro da compra de um produto chegar a um lojista.

Segundo ele, após um cliente comprar um produto com cartão de crédito e fazer o pagamento da fatura, o banco emissor recebe os recursos, repassa às credenciadoras (empresas de maquininhas), que repassam aos lojistas.

"Em caso de quebra ou recuperação judicial de um credenciador, os recursos ficariam retidos na empresa de maquininhas. Por conta dessa situação de falência, os recursos não chegariam aos lojistas. O projeto de lei permite que, nessas situações excepcionais, os recursos dos lojistas não participem da massa falida", disse.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Sete dicas para usar o cartão de crédito de maneira consciente

UOL Notícias