IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congresso dos EUA aprova grandes pacotes de financiamento para evitar paralisação do governo

19/12/2019 20h27

Por Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - Correndo para cumprir um prazo iminente, o Senado dos Estados Unidos aprovou e enviou ao presidente Donald Trump um pacote de 1,4 trilhão de dólares em gastos fiscais para 2020, os quais poriam fim ao risco de paralisações do governo no final de semana, quando o financiamento temporário expirar.

Por fortes margens bipartidárias e com o apoio da Casa Branca, o Senado aprovou os dois projetos de grande financiamento para programas do governo até 30 de setembro.

Espera-se que Trump sancione ambos os textos antes do prazo de meia-noite de sexta-feira.

O Pentágono receberia 738 bilhões de dólares para atividades militares, 22 bilhões de dólares a mais que no ano passado.

Os investimentos em programas domésticos variam de nutrição infantil e bolsas universitárias a pesquisas sobre violência armada pela primeira vez em décadas, além de dinheiro para programas de habitação a preços acessíveis aos quais Trump havia se oposto.

O pacote também contém uma série de novas iniciativas, incluindo financiamento para a Força Espacial militar de Trump, o aumento na idade para a compra de produtos de tabaco para 21 anos, dos 18 anos atuais, e revogação de alguns impostos destinados a financiar o seguro de saúde do chamado Obamacare.

Há cerca de um ano, o governo dos EUA mergulhou em uma paralisação parcial de 35 dias após o Congresso se recusar a dar a Trump o dinheiro que ele queria para construir um muro de fronteira EUA-México.