Petroleira Equinor amplia participação na empresa de energia solar Scatec
OSLO (Reuters) - A petroleira norueguesa Equinor adquiriu uma fatia adicional de 5,2% na empresa de energia solar Scatec Solar, conforme anúncio na noite de quinta-feira, elevando sua participação para 15,2%, à medida que procura cumprir uma promessa de ampliar investimentos em energias renováveis.
A Equinor pagou 754 milhões de coroas norueguesas (84,2 milhões de dólares) pela fatia.
"Nossa participação na Scatec Solar continua sendo um importante investimento de longo prazo para a Equinor, e reforça nossa estratégia de desenvolver uma posição forte em renováveis", disse o chefe de energia renovável da Equinor, Paal Eitrheim.
As ações foram vendidas pela Ferd, empresa de investimentos do bilionário norueguês Johan Andresen, que manteve uma parcela de 0,58%, disse a Ferd em comunicado.
A Equinor adquiriu em 2018 uma participação minoritária na Scatec Solar, maior empresa de energia solar da Noruega, depois de ter investido em conjunto com a companhia em projetos solares no Brasil e na Argentina.
As ações da Scatec Solar avançaram 60% em 2019, impulsionadas por maiores ganhos e pelo "boom" global na demanda por energia renovável.
"Nós somos um acionista de longo prazo e vamos apoiar o contínuo crescimento de longo prazo da companhia", disse um porta-voz da Equinor em e-mail à Reuters.
A Scatec anunciou em outubro que aumentou sua meta para 2021 e agora prevê alcançar capacidade instalada de 4,5 gigawatts até lá, contra 3,5 gigawatts antes.
(Por Nerijus Adomaitis e Terje Solsvik)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.