Minério de ferro na China fecha 2019 com maior ganho anual em três anos
Por Enrico Dela Cruz
MANILA (Reuters) - Os futuros de minério de ferro negociados na bolsa chinesa de Dalian subiram na terça-feira para encerrar 2019 com um aumento de quase 141% em relação ao ano passado, superando outras commodities, devido a interrupções no fornecimento e à demanda ainda saudável da China pela matéria-prima siderúrgica.
O contrato de referência de minério de ferro da bolsa de Dalian, com vencimento em maio de 2020, encerrou a sessão em alta de 0,5%, para 648,50 iuanes (93,03 dólares) por tonelada, em meio a altas nos futuros de aço e nos preços spot de minério de ferro.
Na bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro do mês de janeiro subiu 1,2%, para 91,25 dólares.
Os preços para cargas de minério de ferro no mercado à vista para entrega na China atingiram 93 dólares por tonelada na segunda-feira, segundo a consultoria SteelHome.
O preço spot de referência subiu 28% em relação ao nível de final de 2018, atingindo um pico de 126,50 dólares a tonelada em 3 de julho, de acordo com dados da SteelHome.
Isso ocorreu após o desastre da barragem de rejeitos da mineradora Vale em janeiro e subsequentes fechamentos de minas no Brasil para verificações de segurança e problemas operacionais que atingiram as mineradoras australianas no início deste ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.