IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St fecha em queda com foco no Oriente Médio, mas fabricantes de chips sobem

07/01/2020 18h17

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices de Wall Street fecharam em queda nesta terça-feira, em meio à persistente cautela dos investidores diante do impasse entre Estados Unidos e Irã, e as ações de energia caíram à medida que os preços do petróleo devolveram alguns ganhos recentes.

O índice Dow Jones caiu 0,42%, a 28.584 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,280321%, a 3.237 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,03%, a 9.069 pontos.

As ações de Exxon Mobil e as da Chevron tiveram queda com os preços do petróleo, os quais tiveram um rali nos últimos dias devido à crescente tensão entre Washington e Teerã após o assassinato de um importante comandante militar iraniano pelos norte-americanos na semana passada.

Fabricantes de chip avançaram, o que ajudou a limitar as perdas do mercado, especialmente do Nasdaq. O índice Philadelphia de semicondutores subiu 1,8%, com Micron Technology Inc saltando 8,8% depois que a corretora Cowen & Co elevou a recomendação para a fabricante de chips para "acima da média do mercado".

Investidores dos mercados acionários têm estado nervosos desde o fim da semana passada, quando um ataque por drone dos EUA matou o major-general iraniano Qassem Soleimani, tirando os principais índices de máximas recordes recentes.

"O mercado hoje está à deriva. Estamos tentando digerir a ação no Oriente Médio" e outras notícias na frente política, disse Jack Janasiewicz, gestor na Natixis Investment Managers em Boston.

"É um pequeno passo para trás, respirar, consolidar um pouco", afirmou. "Mas vamos começar a caminhar para a temporada de balanços, e esse será o próximo catalisador para o mercado."

As principais empresas norte-americanas começam a apresentar os resultados do quarto trimestre na próxima semana, com previsão de que os lucros das empresas do S&P 500 tenham caído 0,6% no trimestre frente a um ano antes, segundo dados da Refinitiv.

Entre os ativos no campo positivo, as ações da Boeing Co subiram 1,1%, depois de a companhia afirmar que estava recomendando aos pilotos de companhias aéreas que passassem por treinamento em simulador antes de retomar o voo do 737 MAX, uma modificação em relação à posição anterior de que os pilotos só necessitavam de treinamento em computador e em novos softwares após dois acidentes fatais.

Microchip Technology Inc avançou 6,7%, depois de elevar sua estimativa central de vendas do terceiro trimestre.

Apache Corp disparou 26,8%, depois de fazer uma grande descoberta de petróleo, juntamente com a francesa Total SA, na costa do Suriname.

Na frente econômica, dados mostraram que novos pedidos de produtos fabricados nos EUA caíram em novembro, puxados pelo forte declínio na demanda por máquinas e equipamentos de transporte.