IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE lançará revisão que irá definir sua missão e ferramentas

23/01/2020 07h35

Por Francesco Canepa

FRANKFURT (Reuters) - A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, deve lançar uma ampla revisão de sua política monetária nesta quinta-feira em que provavelmente redefinirá a principal meta do BCE e como alcançá-la.

O banco central da zona do euro não consegue atingir sua meta de inflação de pouco abaixo de 2% há anos apesar das medidas agressivas de estímulo com o predecessor de Lagarde, Mario Draghi.

O BCE não deve fazer qualquer mudança na política monetária esta semana, mas simplesmente manter sua promessa de continuar comprando títulos e, se necessário, cortar os juros até que o aumento dos preços na zona do euro caminhe de volta para sua meta.

Entretanto, Lagarde irá anunciar o início e escopo da primeira revisão estratégica do BCE desde 2003, que vai durar a maior parte do ano e abranger tópicos que vão da meta de inflação a dinheiro digital e combate à mudança climática.

"A reunião (de quinta-feira) será importante para avaliar se o objetivo de reconsiderar a meta de inflação manteve o foco na motivação 'dovish' que Draghi tentou dar", disse Greg Fuzesi, economista do JP Morgan.

O BCE anunciará sua decisão de política monetária às 9h45 (horário de Brasília) e Lagarde dará sua segunda entrevista à imprensa como chefe do banco a partir de 10h30.