IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sauditas abrem negociações sobre possível antecipação de reunião da OPEP+

30/01/2020 12h48

LONDRES/MOSCOU/DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita abriu uma discussão para uma possível mudança da próxima reunião política da Opep+ para o início de fevereiro, que está marcada para março, disseram quatro fontes da Opep+, depois que uma queda nos preços do petróleo alarmou Riad.

As preocupações com o impacto econômico do coronavírus na China abalaram os mercados globais, ajudando a reduzir o preço do petróleo para cerca de 58 dólares por barril, ante 65 dólares em 20 de janeiro.

Nenhuma decisão final sobre a nova data da reunião foi tomada, e nem todos os membros da Opep iniciaram tal discussão, com o Irã como um possível candidato a se opor à medida, disseram as fontes da Opep+.

A Rússia também não estava interessada em avançar com uma reunião no início de fevereiro, embora não esteja claro imediatamente se Moscou comunicou oficialmente sua posição final, disseram as fontes.

Funcionários da Opep e investidores estão tentando avaliar que dano econômico que o vírus pode causar à demanda por petróleo e seus produtos.

(Por Alex Lawler, Olesya Astakhova e Rania El Gamal)