IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Embarques de minério de ferro da Vale recuam 43% em janeiro por chuvas, estima UBS

05/02/2020 11h46

SÃO PAULO (Reuters) - Os embarques de minério de ferro do Brasil têm sido pressionados por chuvas neste início de ano, apontaram analistas do UBS em relatório nesta quarta-feira, ao estimar queda de 43% nas exportações da Vale em janeiro, na comparação anual.

Os embarques da Vale somaram cerca de 18 milhões de toneladas em janeiro, com queda de 29% ante dezembro, projetou o UBS, que atribuiu o desempenho a "chuvas sazonais que chegaram mais cedo que o usual".

As exportações totais do Brasil também caíram em janeiro, 19%, segundo dados do governo, enquanto o UBS também viu menores embarques da CSN e do Porto Sudeste.

Em 2019, os embarques da Vale somaram cerca de 303 milhões de toneladas, nos cálculos do UBS, incluindo 29 milhões de toneladas em vendas domésticas, o que ficaria levemente abaixo da projeção de vendas da companhia, de entre 307 milhões e 312 milhões de toneladas.

Os dados, no entanto, não levam em consideração possíveis usos de estoques da companhia na Ásia e no Oriente Médio, que poderiam permitir à Vale atingir sua meta de vendas para o ano, acrescentaram os analistas.

O ritmo dos embarques nos últimos três meses, sem ajuste sazonal, equivaleria a 263 milhões de toneladas por ano, contra meta da Vale de entre 340 milhões e 355 milhões de toneladas para 2020, segundo o UBS.

"Nós avaliamos que o topo das expectativas da projeção está sob risco de revisão, possivelmente ainda neste mês, devido ao excesso de chuvas", escreveram os analistas.

Entre outras empresas, a CSN viu redução de 23% nos embarques de minério em janeiro na comparação anual, enquanto o Porto Sudeste teve queda de 36%, ainda segundo as contas da equipe do banco suíço.

A Anglo American, por outro lado, manteve embarques elevados, em linha com sua meta para 2020, afirmaram.

A expectativa, no entanto, é de melhoria nas exportações entre março e abril, com redução das chuvas e aumento da oferta da Vale, embora o coronavírus possa impactar a demanda, de acordo com os analistas.

A Vale vai divulgar números de produção e vendas do quarto trimestre de 2019 em 11 de fevereiro.

(Por Luciano Costa)