IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa despenca mais de 5% após pausa de Carnaval

26/02/2020 15h02

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa despencava mais de 5% nesta quarta-feira, com as ações domésticas tendo um realinhamento de preços aos mercados globais, que caíram forte nos últimos dias, quando a bolsa brasileira esteve fechada devido ao Carnaval.

Às 14:50, o Ibovespa caía 5,34%, a 107.606,30 pontos. O giro financeiro da sessão era de 11 bilhões de reais.

A bolsa paulista retomou os negócios na encurtada sessão desta Quarta-feira de Cinzas refletindo a preocupação global com o surto do coronavírus, que se intensificou nos últimos dias. No pior momento, o Ibovespa tocou a mínima desde novembro.

Mercados Internacionais sofreram no início desta semana diante da disseminação do vírus, com a Ásia registrando centenas de novos casos, enquanto os Estados Unidos alertaram para a possibilidade de uma pandemia.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou nesta manhã o primeiro caso da doença no Brasil, um homem de 61 anos que esteve na Itália, país que já teve 19 mortes pela doença. Ele está em isolamento domiciliar em São Paulo.

Para Raphael Guimarães, operador de renda variável da RJ Investimentos, a queda do Ibovespa foi reduzida devido à reação parcial em Wall Street. O índice Dow Jones e o S&P 500 ganhavam 0,5%.

"Mantemos a visão de longo prazo positiva, mas como estamos observando os impactos na conjuntura econômica é difícil tentar projetar cenários", afirmou Guimarães.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON caíam 7,3% e 8%, respectivamente, refletindo a aguda queda nos contratos futuros do petróleo nos últimos dias.

- AZUL PN desabava 11,2%, maior queda do índice, enquanto GOL PN aparecia logo em seguida, com recuo de 10,7%.

- ITAÚ UNIBANCO perdia 3,9%, enquanto BRADESCO PN tinha desvalorização de 3,3%, e SANTANDER BRASIL caía 5,6%.

- VALE ON perdia 8%, acumulando queda de mais de 13% no ano. CSN

- MARFRIG ON recuava 5,6%, mas ainda acumulando valorização de mais de 20% em fevereiro. JBS ON perdia 7,3% e BRF FOODS ON recuava 5,5%.