IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercados europeus despencam a território de correção com maiores temores sobre pandemia

27/02/2020 12h22

Por Thyagaraju Adinarayan e Sruthi Shankar

LONDRES (Reuters) - As ações europeias caíam 4% nesta quinta-feira, entrando em território de correção após um salto nos casos de coronavírus fora da China aprofundar o medo de uma pandemia iminente que poderia prejudicar o crescimento global.

Investidores normalmente consideram que uma correção em um título ou índice é uma queda de 10% ou mais em relação a seu pico recente.

Às 12:15 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 caía 3,76%, a 1.518 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdia 3,82%, a 389 pontos, queda de mais de 10% ante sua máxima recorde tocada em 19 de fevereiro.

"A partir do otimismo inabalável observado no início do ano, os investidores fizeram uma inversão completa de marcha, do otimismo excessivo para pessimismo generalizado em menos de uma semana", disse Michael Hewson, analista de mercado da CMC Markets.

Nesta quinta-feira, mais de 97% dos constituintes do STOXX 600 eram negociados no vermelho nesta sessão, com ações de empresas de viagens sofrendo o maior impacto. A proprietária da British Airways, IAG, a easyJet e a Air France caíam entre 10% e 11%.

Aumentando as preocupações, o dia era marcado por alertas sobre lucro de empresas blue-chips. O Standard Chartered caía 4,5% depois de o banco dizer que uma meta importante de lucro levará mais tempo para ser alcançada, já que a epidemia está agravando os obstáculos em seus principais mercados na China e em Hong Kong.