BC do Canadá corta juro em meio a temor por coronavírus e se diz pronto para reduzir novamente
Por Kelsey Johnson e David Ljunggren
OTTAWA (Reuters) - O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês, o banco central do país) reduziu nesta quarta-feira sua taxa básica de juros para 1,25%, de 1,75%, diante de um surto de coronavírus em rápida disseminação, e disse estar preparado para cortar novamente a taxa, se necessário, para apoiar o crescimento econômico.
O banco central disse que o surto é "um choque negativo material" para as perspectivas canadenses e globais e previu que, à medida que o coronavírus se espalhasse, a confiança de empresas e consumidores se deterioraria, deprimindo ainda mais a atividade econômica.
"À medida que a situação evolui, o conselho (do BoC) está pronto para ajustar ainda mais a política monetária, se necessário, para apoiar o crescimento econômico e manter a inflação na meta", afirmou o banco em comunicado.
A medida marcou a primeira vez em quase cinco anos que o Banco do Canadá diminuiu o juro. A última vez havia sido em março de 2009, quando o banco reduziu a taxa em 50 pontos-base, durante a crise financeira global.
Na terça, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) reduziu o juro em 0,50 ponto percentual, em uma medida de emergência para proteger a maior economia do mundo do impacto do coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.