IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro deve fazer pronunciamento nesta quinta-feira

12/03/2020 18h50

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro deve fazer um pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira, em meio à escalada na preocupação com a pandemia do novo coronavírus e suspeitas de contaminação do próprio presidente.

Bolsonaro realizou um exame nesta quinta, após confirmação de contaminação do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, com o vírus. O secretário integrava comitiva que acompanhou o presidente em viagem no fim de semana aos Estados Unidos.

A informação sobre o pronunciamento foi divulgada pela EBC em comunicado a emissoras, mas ainda não foi confirmada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.

A SIP informa, no entanto, que está mantida a transmissão ao vivo do presidente pelo Facebook que ocorre tradicionalmente às quintas-feiras.

Além da crise por conta do novo vírus e seus impactos no país --inclusive econômicos-- o governo passa por turbulências na relação com o Congresso.

Na quarta-feira, parlamentares rejeitaram um veto presidencial a projeto que amplia acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com forte apelo social, a derrubada do veto implica, nas contas do governo, em um impacto de 20 bilhões de reais apenas no primeiro ano.

O posicionamento do Congresso tem como pano de fundo a postura de Bolsonaro em relação à disputa por controle de recursos do chamado Orçamento Impositivo. O presidente, que endossou manifestações convocadas para o próximo domingo tendo, entre outros motes, o Judiciário e o Legislativo como alvos, chegou a sugerir que o Congresso desista dos recursos, sob o argumento que a atitude reduziria a força dos protestos.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello; Edição de Alexandre Caverni)