IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar tem fraqueza com suspensão de viagens por Trump colaborando para obstáculos à economia

12/03/2020 08h13

Por Saikat Chatterjee

LONDRES (Reuters) - As moedas consideradas seguras estavam em demanda nesta quinta-feira, com o iene japonês e o franco suíço liderando os ganhos contra o dólar depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, proibiu as viagens da Europa para os Estados Unidos numa tentativa de conter o coronavírus.

Com a proibição representando uma nova perturbação para a economia global, os operadores também ficaram decepcionados com a falta de medidas amplas no plano de Trump para combater o patógeno, levando os mercados a apostar em uma flexibilização monetária mais agressiva pelo Federal Reserve.

Os mercados monetários esperam agora mais 100 pontos-base de afrouxamento pelo Fed na próxima semana, levando a taxa de juros de referência dos EUA a zero após um corte de 0,5 ponto na semana passada.

"O mercado estava buscando mais", disse Moh Siong Sim, estrategista de moedas do Banco de Cingapura.

No início das negociações em Londres, a moeda japonesa subia 0,8% em relação ao dólar, para 103,65 ienes, logo abaixo da máxima de quatro anos de 101,28 atingida na segunda-feira. O franco suíço subia 0,2%, a 0,9365 contra o dólar.

A aversão a risco era o tema dominante nos mercados de câmbio nesta quinta-feira, já que os mercados de ações asiáticos e europeus estavam em um mar de vermelho, forçando os operadores a fugir de moedas fortemente voltadas para a economia global, como a coroa norueguesa e o dólar australiano.

Trump anunciou na quarta-feira a proibição de viagens vindas de 26 países europeus para os Estados Unidos por um mês.

O índice do dólar contra uma cesta de moedas subia 0,24%, a 96,743.