IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsas dos EUA têm intenso rali após Trump declarar emergência nacional

13/03/2020 18h28

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - Wall Street teve um forte rali nos momentos finais da sessão desta sexta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou emergência nacional para combater a epidemia de coronavírus no país, embora os principais índices ainda tenham sofrido perdas acentuadas na semana.

Em sessão volátil, os três principais índices acionários norte-americanos chegaram a saltar mais de 6% no início das negociações, antes dos ganhos do S&P 500 se reduzirem a apenas 0,55% . Mas quando Trump fez o anúncio de ajuda federal no valor de cerca de 50 bilhões de dólares para combater a doença, os mercados voltaram a avançar.

"Na fala inicial, ele (Trump) começou a falar em 50 bilhões de dólares e o mercado perguntou 'para onde isso vai?'", disse Peter Jankovskis, co-diretor de investimentos da OakBrook Investments. "Mas, como ele estava acompanhado por vários líderes empresariais e eles conversaram sobre o que estão fazendo, é realmente a isso que o mercado está respondendo."

Os índices ainda estão cerca de 20% abaixo dos recordes atingidos em meados de fevereiro, e cada um sofreu quedas de pelo menos 8% nesta semana. Desde que alcançaram as máximas, os mercados têm sido marcados por grandes oscilações nos pregões, quase igualando o número de dias com quedas de pelo menos 1% em 2019. A alta desta sexta-feira marcou o maior ganho percentual em um dia do S&P 500 desde 28 de outubro 2008.

Nesta sexta-feira, o índice Dow Jones avançou 9,36%, para 23.185,62 pontos, o S&P 500 saltou 9,29%, para 2.711,02 pontos e o Nasdaq Composite disparou 9,35%, para 7.874,88.

A Câmara dos Deputados dos EUA, liderada pelos democratas, aprovará nesta sexta-feira um pacote de ajuda econômica para combate ao coronavírus, disse Nancy Pelosi, presidente da casa, mas não está claro se Trump e seus colegas republicanos o apoiarão.

Todos os principais subíndices do S&P 500 estavam sendo negociados em alta, com as expectativas de novas medidas de liquidez pelo Federal Reserve aumentando os rendimentos dos Treasuries.