IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA vão encher reserva estratégica de petróleo "até a boca", diz Trump

13/03/2020 18h04

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que os EUA vão se aproveitar dos baixos preços do petróleo e comprar uma grande quantidade da commodity para preencher a reserva de emergência do país, medida que visa auxiliar produtores em meio à derrocada das cotações.

"Com base nos preços do petróleo, eu instruí o secretário de Energia a comprar, a um preço muito bom, grandes quantidades de petróleo para armazenamento na reserva estratégica dos EUA", disse Trump a repórteres na Casa Branca.

"Vamos encher até a boca."

Os preços do petróleo nos EUA despencaram para cerca de 30 dólares por barril, diante da demanda reduzida por conta da disseminação do coronavírus e de uma guerra de preços entre Arábia Saudita e Rússia.

A Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA, mantida em uma série de cavernas nas costas do Texas e Louisiana, possui capacidade para estocar até 77 milhões de barris adicionais, segundo uma autoridade do Departamento de Energia. A autoridade, porém, não especificou quanto petróleo será adquirido para a reserva, que atualmente conta com 635 milhões de barris.

(Reportagem de Jeff Mason e Timothy Gardner)