Coronavírus gera cancelamento de missões internacionais e feiras do agronegócio
Por Nayara Figueiredo
SÃO PAULO (Reuters) - A epidemia do novo coronavírus, que limitou o trânsito de pessoas no mundo, desencadeou cancelamentos de eventos do agronegócio, feiras agrícolas e missões internacionais ao Brasil, postergando negociações para ampliação de mercados que poderiam beneficiar o país.
O Brasil registrou nesta terça-feira sua primeira morte pela doença e contabiliza quase 300 casos confirmados.
Uma visita do ministro da Agricultura da Índia, Narendra Singh Tomar, ao Brasil estava marcada para ocorrer neste mês e foi adiada, sem uma nova data prevista. Outra autoridade que teve a chegada adiada viria do Vietnã, para representar a pasta agropecuária do país.
O objetivo da visita do indiano era dar andamento a negociações iniciadas pela ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina, em janeiro durante missão do governo federal ao país asiático, disse à Reuters Márcia Nejaim, diretora do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura.
Na ocasião, um dos principais pleitos de Tereza Cristina foi a solicitação de redução das taxas sobre a importação de frango e seus subprodutos vindos do Brasil, o que permitiria aos exportadores aproveitar a crescente demanda indiana por esses produtos, impulsionada por um crescimento na renda e mudanças nos hábitos alimentares locais.
A Índia impõe taxas de importação de 100% sobre produtos de frango e de 30% sobre frangos inteiros, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). As tarifas são consideradas elevadas demais para que fornecedores como Brasil e EUA consigam avançar no mercado local.
Uma fonte informou à Reuters que o governo da Malásia buscava uma data para vir ao Brasil ampliar a habilitação de plantas para exportação de frango ao país.
"Com o coronavírus, estas negociações foram colocadas em stand by", disse a fonte sob condição de anonimato. Atualmente, quatro plantas brasileiras têm autorização para embarcar para a Malásia.
Representantes do Chile também pretendiam visitar unidades frigoríficas brasileiras para renovar a habilitação das plantas que já foram aprovadas, disse a fonte.
"Agora, a expectativa é que estas renovações sejam estendidas automaticamente por alguns meses."
A diretora do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura acrescenta que eventos que teriam a participação da ministra Tereza Cristina, como a reunião do G20 na Arábia Saudita, e a reunião do Brics, na Rússia, foram cancelados.
FEIRAS E EVENTOS
Principal feira agrícola da América Latina, a Agrishow, que seria realizada entre o fim de abril e o início de maio no interior de São Paulo, foi adiada.
"Diante da pandemia do coronavírus e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, a direção da Agrishow 2020 informa que a feira será postergada. Tão logo haja definição de uma nova data, comunicaremos publicamente a decisão", informou a organização nesta terça-feira.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou, também nesta terça-feira, o adiamento da Expozebu, que seria realizada entre os dias 25 de abril e 3 de maio, em Uberaba (MG).
Em comunicado, a entidade informa que a decisão foi motivada pelas preocupações com a pandemia de coronavírus e pelos decretos de emergência divulgados pelo governo de Minas Gerais e a Prefeitura do município.
Na última sexta-feira, a cooperativa Comigo anunciou a suspensão da feira Tecnoshow, considerada a maior feira agropecuária do Centro-Oeste, levando em conta as orientações das autoridade de saúde e diretrizes estabelecidas pelo governo de Goiás e da Prefeitura de Rio Verde, onde o evento é realizado.
Diversos outros eventos do setor estão sendo cancelados no Brasil em função do avanço do coronavírus no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.