IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão pode adotar pagamento em dinheiro em pacote de estímulo contra coronavírus

19/03/2020 08h41

Por Chris Gallagher e Yoshifumi Takemoto

TÓQUIO (Reuters) - O Japão vai avaliar a oferta de pagamento em dinheiro a famílias como parte de um pacote de estímulo de mais de 276 bilhões de dólares para combater as consequências do surto de coronavírus, somando-se aos esforços em todo o mundo para adotar suporte fiscal.

O ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, disse que o pacote de estímulo, que deve ser organizado pelo governo em abril, será ousado o suficiente para conter uma crise que ele descreveu como potencialmente mais séria do que quando o colapso do Lehman Brothers em 2008 afetou os mercados financeiros.

"Gostaríamos de avaliar várias possibilidades, incluindo sobre o tamanho de qualquer pagamento em dinheiro", disse Nishimura a repórteres após reunião de gabinete nesta quinta-feira, embora não possa dizer nesse momento qual será o tamanho do pacote.

O jornal Sankei informou nesta quinta-feira que a coalizão governista do Japão estava avaliando um pacote econômico de mais de 30 trilhões de ienes (276 bilhões de dólares) para lidar com as consequências do vírus.

Isso superaria o pacote de estímulo de 26 trilhões de ienes que o governo adotou em dezembro do ano passado para aliviar o impacto da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

"É uma situação de crise agora, então o governo deverá usar tanto dinheiro for necessário", disse uma autoridade do governo à Reuters.