Banco Mundial pode usar US$150 bi em 15 meses para combater coronavírus
O presidente do Banco Mundial, David Malpass, disse hoje que o credor para desenvolvimento poderá gastar até 150 bilhões de dólares em recursos nos próximos 15 meses para ajudar os países em desenvolvimento a combater e se recuperar da pandemia de coronavírus.
Malpass, em comunicado aos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20 divulgado pelo Banco Mundial, também pediu aos países credores do G20 que permitam que os países mais pobres suspendam todos os pagamentos de dívidas bilaterais enquanto combatem o vírus.
Malpass disse que os países mais pobres devem poder concentrar seus recursos em suas respostas de saúde à crise.
"Estou pedindo aos líderes do G20 que permitam que os países mais pobres suspendam todos os pagamentos de crédito oficial bilateral, até que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional façam uma avaliação completa de suas necessidades de reconstrução e financiamento", afirmou ele em um comunicado.
Agora, o Banco Mundial está preparando projetos em 49 países para ajudar a combater o vírus sob uma nova linha de crédito acelerada, e decisões sobre até 16 desses projetos são esperadas nesta semana, disse Malpass.
Ele disse que a instituição estava consultando a China e outros países para obter ajuda com a rápida fabricação e entrega de muitos suprimentos médicos para os países necessitados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.