IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed adota novas medidas agressivas para combater impacto do coronavírus sobre economia

23/03/2020 09h09

(Reuters) - O Federal Reserve disse nesta segunda-feira que começará a respaldar uma gama de créditos sem precedentes para famílias, pequenas empresas e grandes empregadores, em um esforço para compensar as "graves perturbações" econômicas causadas pela pandemia de coronavírus.

As medidas incluem o estabelecimento de novos programas que fornecerão empréstimos estudantis, empréstimos com cartão de crédito e empréstimos garantidos pelo governo norte-americano a pequenas empresas, bem como novos programas para comprar títulos de empregadores maiores e fazer empréstimos a eles.

As compras existentes de Treasuries e de títulos lastreados em hipotecas serão expandidas o quanto for necessário "para apoiar o bom funcionamento do mercado e a transmissão efetiva da política monetária para condições financeiras e econômicas mais amplas".

Em comunicado, o Fed disse que o esforço, aprovado por unanimidade pelos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), foi realizado porque "ficou claro que nossa economia enfrentará graves perturbações" como resultado da crise da saúde.

(Por Howard Schneider)