IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras faz importação adicional de gás de cozinha e reduz preço em 10%

Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro - Por Marta Nogueira
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro Imagem: Por Marta Nogueira

Marta Nogueira

Da Reuters, no Rio

30/03/2020 17h26Atualizada em 30/03/2020 21h04

A Petrobras afirmou hoje que contratou importação adicional de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em momento em que consumidores em alguns pontos do país realizaram uma corrida às compras do chamado gás de cozinha, em meio a preocupações com a oferta devido a medidas de controle do coronavírus.

A Petrobras anunciou a importação de três navios carregados com GLP, cada um com capacidade de 20 milhões de quilos, ou o equivalente a 1,6 milhão de botijões de cozinha, para reforçar o abastecimento do país, segundo nota da companhia.

O primeiro navio está programado para chegar nesta segunda-feira, enquanto os outros dois em 6 e 10 de abril.

A petroleira destacou, dessa forma, que "não há qualquer necessidade de estocar GLP neste momento, pois não haverá falta de produto para abastecer a população".

O ponto mais crítico sofrido com atraso na reposição do produto para a venda nos últimos dias foi o município de São Paulo, onde as compras chegaram a subir 20%, segundo cálculos do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).

Segundo o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, a situação deverá ser totalmente normalizada em uma semana, no máximo.

"A gente não percebe um aumento do consumo de GLP, a gente percebe neste momento uma antecipação de compra", disse Bandeira de Mello à Reuters, destacando que estão sendo realizadas campanhas para estimular o consumo consciente e solidário durante o período de isolamento social.

COMPORTAMENTO E PREÇOS

Bandeira de Mello pontuou que agentes do setor de GLP haviam se preparado para enfrentar o atual momento de combate ao coronavírus e garantiu que toda a logística necessária para o abastecimento está funcionando normalmente. Atualmente, 96% dos lares brasileiros consomem gás de cozinha, acrescentou.

O presidente do Sindigás disse ainda que cálculos preliminares feitos por distribuidoras indicaram que não haverá um aumento importante do consumo de GLP no Brasil durante o período de isolamento social para o combate ao novo coronavírus, apesar de uma possível mudança no perfil do consumo.

Isso porque enquanto as residências podem elevar o consumo de GLP, com uma presença maior das pessoas em casa, indústria e comércio devem reduzir sua demanda.

PREÇO MENOR

Em paralelo, a Petrobras reduzirá em 10%, para 21,85 reais, o preço médio do botijão de 13 kg de GLP, utilizado em residências, a partir de terça-feira. No acumulado do ano, a redução é de cerca de 21%.

"A Petrobras conta com as distribuidoras e revendedores para que essas reduções do preço do botijão de gás cheguem até o consumidor final", disse a empresa em nota.

À Reuters, Bandeira de Mello destacou que está pedindo aos consumidores que denunciem qualquer tipo abuso de preços para que as medidas necessárias possam ser tomadas.