IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa resiste à forte pressão negativa de Wall St e fecha quase estável

20/04/2020 17h54

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice acionário brasileiro resistiu à forte pressão negativa de Wall Street e fechou praticamente estável nesta segunda-feira, com as quedas das ações de Petrobras e Vale sendo contrabalançadas por ganhos de papéis de empresas de varejo.

Após ter chegado a cair mais de 2% na mínima do dia, o Ibovespa ainda experimentou uma reversão para cima dos 80 mil pontos. Após os ajustes, o índice mostrou variação negativa de 0,02%, a 78.972,76 pontos.

Apesar da sessão espremida entre o fim de semana e o feriado nacional de Tiradentes na terça-feira, condição que normalmente dita uma sessão morna, o giro financeiro foi forte, de 35,15 bilhões de reais, impulsionado pelos 14,5 bilhões do exercício de opções de ações.

As ações começaram o dia pressionadas pela derrocada das cotações do petróleo, com os contratos futuros nos EUA negociados em valores negativos pela primeira vez na história, após operadores liquidarem posições em meio ao rápido enchimento das reservas no centro de distribuição de Cushing, em Oklahoma.

Em Wall Street, ações de empresas de energia empurraram o índice S&P 500 para uma queda de 1,78%.

Na bolsa paulista, o mesmo movimento pressionou as ações da Petrobras, que terminaram o dia entre as líderes de perdas. Além disso, Vale também retrocedeu após divulgar números operacionais decepcionantes.

"Mas as de empresas de outros setores começaram a se recuperar", disse Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da Renascença DTVM.

DESTAQUES

- PETROBRAS caiu 1,12%, acompanhando à distância a derrocada das cotações internacionais do petróleo. PETROBRAS ON perdeu 0,9%. A demanda física por petróleo secou, criando um excesso de oferta global em um momento em que bilhões de pessoas ficam em casa para frear a disseminação do novo coronavírus, levando a um colapso das cotações em Nova York.

-VALE ON recuou 3,5%. Na noite de sexta-feira, a mineradora anunciou que a produção de minério de ferro no primeiro trimestre caiu 18% ante mesmo período de 2019, abaixo do guidance da empresa, que também revisou a projeção para o ano para 310 milhões a 330 milhões de toneladas, ante projeção anterior de 340-355 milhões de toneladas.

- MAGAZINE LUIZA subiu 8,72%, em dia bastante positivo para ações de empresas de varejo com forte presença no comércio eletrônico. B2W ganhou 4,63%, enquanto LOJAS RENNER evoluiu 4%.

- Entre os bancos, ITAÚ UNIBANCO perdeu 2,5%, em dia negativo para o setor bancário. A Justiça Federal de Brasília proibiu bancos de distribuir mais de 25% do lucro a acionistas e também de cobrar crédito consignado de aposentados pelo INSS ou regime próprio pelo período de 4 meses.