Índices europeus avançam com recuperação do petróleo e esperanças de estímulo
Por Sagarika Jaisinghani e Susan Mathew
(Reuters) - Uma recuperação nos preços do petróleo e esperanças de mais estímulo elevaram as ações europeias nesta quarta-feira, mesmo com os investidores cautelosos em relação a uma rápida recuperação à medida que mais empresas emitem previsões financeiras preocupantes.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 1,85%, a 1.296 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 1,8%, a 330 pontos, depois de ter caído mais de 3% na terça-feira após um colapso histórico nos preços do petróleo.
Os preços do petróleo subiam com a perspectiva de promessas de cortes extras na produção, e o otimismo da recuperação se espalhava para a maioria dos outros mercados de commodities.
A BP e a Royal Dutch Shell, juntamente com a francesa Total, subiram entre 4,8% e 6,8%, ajudando o índice regional de energia a compensar a maior parte de suas perdas desta semana.
O índice de referência STOXX 600 já se recuperou em cerca de 21% em relação a uma mínima de março, impulsionado por estímulos globais agressivos, e todos os olhos estão agora numa cúpula da União Europeia na quinta-feira que vai discutir o uso de um orçamento conjunto de longo prazo para retomar o crescimento econômico.
"Ao contrário da crise financeira anterior, na qual os riscos de sustentabilidade da dívida e de rolagem eram reais, a zona do euro parece ter amplo poder de fogo financeiro para gerenciar os riscos de mercado que está enfrentando", disse Richard Kelly, chefe de estratégia global da TD Securities.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 2,30%, a 5.770 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,61%, a 10.415 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,25%, a 4.411 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,91%, a 16.765 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,28%, a 6.719 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,60%, a 4.100 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.