Tomografia do pulmão pode ser usada para validar casos de Covid-19, diz ministério
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou nesta quinta-feira que o Ministério da Saúde está estudando utilizar resultados de exames de tomografia do pulmão para confirmação de casos de Covid-19, diante das reclamações de autoridades locais de saúde sobre falta de testes moleculares para a doença.
"A confirmação dos casos por meio da tomografia já está em discussão. Está providenciado para ser atualizado no protocolo", disse Wanderson em audiência na comissão externa da Câmara dos Deputados encarregada de acompanhar o enfrentamento à pandemia de coronavírus.
O presidente da comissão, deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), que é medico, cobrou que o governo mude o protocolo de confirmação de casos ante uma falta dos testes RT-PCR, sob pena de a vigilância epidemiológica ficar comprometida, segundo o deputado.
"Nós hoje temos uma tomografia computadorizada que é a pneumonia característica de Covid-19", afirmou.
Na audiência realizada de forma virtual, o ministro da Saúde, Nelson Teich, anunciou que visitará o Rio de Janeiro na sexta-feira para se reunir com o governador Wilson Witzel e o prefeito da capital, Marcelo Crivella, para discutir avanço da pandemia.
(Por Pedro Fonseca)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.