IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Democratas dos EUA lançam projeto de coronavírus de US$3 tri, rejeitado por republicanos

12/05/2020 19h08

Por David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - Democratas na Câmara dos Deputados dos EUA divulgaram nesta terça-feira um pacote de alívio à crise causada pelo novo coronavírus de mais de 3 trilhões de dólares com financiamento a Estados, empresas, apoio alimentar e famílias, apenas para ver a medida ser rejeitada pelos republicanos do Senado.

A nova legislação, que propõe mais do que duplicar a resposta financeira do Congresso à crise, inclui quase 1 trilhão de dólares em assistência há muito demandada por governos estaduais e locais que estão sofrendo o impacto de uma pandemia que infectou 1,359 milhão de pessoas no país e matou pelo menos 80.600.

O pacote também inclui 75 bilhões de dólares para testar pessoas para o novo coronavírus, pagamentos diretos de até 6.000 dólares por família, 10 bilhões de dólares em subsídios de emergência para pequenas empresas e 25 bilhões para o serviço postal. O projeto também estende o aumento dos pagamentos federais de suporte a desempregados até janeiro próximo.

A Câmara deve se reunir na sexta-feira para votar o projeto. Mas o Congresso parece estar caminhando para um impasse legislativo em relação a demandas partidárias rivais, incluindo um esforço republicano para proteger as empresas de processos relacionados ao vírus.

"Estará morto quando chegar aqui", disse o senador republicano Lindsey Graham sobre o projeto de lei da Câmara.

Os republicanos dizem que querem postergar novas legislações de alívio dos impactos do coronavírus para avaliar a efetividade dos quase 3 trilhões de dólares em assistência que o Congresso alocou desde o início de março, enquanto os Estados se movem para reabrir suas economias.