PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Merkel tenta desativar bomba-relógio do BCE após decisão de corte alemã

13/05/2020 16h24

Por Paul Carrel

BERLIM (Reuters) - A Alemanha agirá com sabedoria em resposta a uma decisão da suprema corte sobre o principal programa de estímulo do Banco Central Europeu (BCE) e a utilizará como incentivo para impulsionar uma coordenação conjunta da política econômica da zona do euro, disse a chanceler do país, Angela Merkel, nesta quarta-feira.

Dirigindo-se a parlamentares alemães, Merkel tentou neutralizar uma crescente crise política que saltou aos olhos desde que o Tribunal Constitucional Federal da Alemanha divulgou na semana passada decisão que ameaça prejudicar o principal programa de compra de títulos do BCE.

Sua intervenção ocorreu depois que um membro da corte alemã, em entrevistas a dois jornais, respondeu a uma ameaça de Bruxelas de abrir ação legal contra a Alemanha por causa da decisão, afirmando que tal medida "enfraqueceria ou colocaria em perigo" o bloco.

Na semana passada, a corte alemã deu ao BCE ultimato de três meses para justificar a compra de títulos sob seu principal programa de estímulo, sob pena de perder o Bundesbank --banco central da Alemanha e membro do BCE-- como participante.

"Cabe a mim respeitar a decisão", afirmou Merkel. "Trata-se agora de agir com responsabilidade e sabedoria, para que o euro possa e deva e permaneça existindo e para que o Bundesbank também possa participar das atividades do BCE."

Ela não detalhou exatamente como alcançaria esse resultado, mas disse que a decisão "terá que nos motivar a fazer mais para avançar com a integração na área de política econômica".

"Precisa haver mais integração do que menos", acrescentou. "Não podemos dizer que as mudanças nos tratados são um tabu."

As autoridades estão tentando encontrar uma maneira de satisfazer a corte sem prejudicar a independência do BCE, que manteve a zona do euro intacta durante uma década de crises.

(Reportagem adicional de Madeline Chambers, Michelle Martin e Andreas Rinke)