IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump ainda quer juro negativo, mas diz que desempenho de Powell melhorou

13/05/2020 18h26

WASHINGTON (Reuters) - O presidente Donald Trump disse nesta quarta-feira que ainda acredita firmemente que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) deveria ter taxas de juros negativas, mas mostrou alguma aprovação ao chairman do Fed, Jerome Powell, que mais cedo afirmou que o banco central não reduziria as taxas para abaixo de zero.

Trump disse que Powell, a quem ele frequentemente critica, melhorou seu desempenho como chefe do Fed, mas que ainda discorda dele quando se trata da meta de juros definida pelo banco central.

"Sinto fortemente que deveríamos ter taxas de juros negativas", disse Trump a repórteres na Casa Branca. "O chairman --ele é o meu MIP nos últimos meses. Ele tem feito um trabalho muito bom".

Trump explicou que quis dizer "Most Improved Player" --em tradução livre, o jogador que mais evoluiu. O MIP Award é concedido anualmente pela NBA, principal liga de basquetebol profissional dos Estados Unidos, para premiar o jogador que tenha feito o maior avanço em suas atuações em relação a suas últimas temporadas.

Powell disse nesta quarta-feira que o Fed ainda não está considerando juros abaixo de zero e pressionou parlamentares a recorrerem a gastos para impulsionar a economia durante a mortal pandemia de coronavírus.

(Reportagem de Lisa Lambert e Steve Holland)