IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump diz que dólar forte é algo ótimo--Fox Business Network

14/05/2020 08h07

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira defender um dólar forte, no momento em que o índice da moeda norte-americana amplia os ganhos um dia depois de o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, rejeitar a ideia de usar juros negativos.

"É uma grande época para ter um dólar forte... Todos querem estar no dólar porque o mantemos forte. Eu o mantive forte", disse ele em entrevista à Fox Business Network.

O índice do dólar ampliava seus ganhos nesta quinta-feira, subindo 0,3% para uma máxima de três semanas de 100,47.

Na quarta-feira, o chairman do banco central dos EUA ofereceu uma avaliação preocupante sobre a economia norte-americana, após a nova pandemia de coronavírus atingir os mercados globais.

"Acho que há uma crescente sensação de que a recuperação pode ocorrer mais lentamente do que gostaríamos", disse Powell, pedindo diretamente ao Congresso para que faça mais para enfrentar a crise. Ao mesmo tempo, ele disse que taxas de juros negativas "não é algo que estamos considerando".

Nesta quinta-feira, Trump disse à rede de televisão defende o dólar forte por enquanto.

"Do ponto de vista comercial, é mais difícil. Mas do ponto de vista do país e da inflação -- você não tem inflação, não tem problemas", disse ele. "No momento, é bom ter um dólar forte. No momento ter um dólar forte é algo ótimo."

Trump já havia pedido anteriormente ao Fed para levar a taxa de juros a território negativo como forma de limitar a força do dólar e manter as exportações norte-americanas competitivas.

(Reportagem de Susan Heavey, reportagem adicional de Kanishka Singh;)