PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

BC da Índia corta taxa de juros de novo em reunião emergencial para aliviar impacto de vírus

22/05/2020 09h44

Por Swati Bhat

MUMBAI (Reuters) - O banco central da Índia reduziu nesta sexta-feira sua principal taxa de juros pela segunda vez este ano, em uma reunião de emergência para combater o impacto de uma quarentena de dois meses contra a disseminação de novo coronavírus.

O banco central também prorrogou uma moratória dos empréstimos para um total de seis meses depois que o presidente da autarquia, Shaktikanta Das, disse que a economia deve contrair no ano fiscal de 2020/21.

O banco central cortou a taxa de recompra em 40 pontos-base, para uma mínima histórica de 4%. A taxa de recompra reversa também foi reduzida em 40 pontos-base, para 3,35%.

O banco central cortou a taxa de recompra em um total de 115 pontos-base desde o início da quarentena no final de março.

"O Comitê de Política Monetária votou pela redução da taxa de recompra e pela manutenção da postura expansionista da política monetária pelo tempo necessário, a fim de revitalizar o crescimento e mitigar o impacto do Covid-19, garantindo que a inflação permaneça dentro da meta", afirmou Das.

(Reportagem adicional de Nupur Anand, Abhirup Roy e Chris Thomas)

Economia