IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale entra em negociação exclusiva com australiana NCZ para venda de Nova Caledônia

Logo da sede da mineradora Vale SA em Brumadinho (MG) - Adriano Machado/Reuters
Logo da sede da mineradora Vale SA em Brumadinho (MG) Imagem: Adriano Machado/Reuters

26/05/2020 08h11

A mineradora Vale informou que iniciou negociações exclusivas com a empresa australiana New Century Resources (NCZ) para a venda de sua participação em operações de níquel e cobalto na ilha de Nova Caledônia, no Pacífico.

As conversas, promovidas por meio da Vale Canada Limited, incluem um pacote financeiro com o objetivo de apoiar a continuidade das operações da Vale Nova Caledônia e a transição do ativo para a NCZ, disse a Vale em comunicado na noite de segunda-feira.

"As partes planejam também o engajamento conjunto com o Estado francês buscando assegurar a continuidade do suporte por meio de financiamento", acrescentou a mineradora brasileira, sem entrar em detalhes ou citar valores.

A companhia disse, no entanto, que com esse anúncio seus investimentos detidos na Vale Nova Caledônia serão registrados a valor justo e classificados como "ativo mantido para venda" em seu balanço, o que levará a uma perda adicional por redução no valor recuperável do ativo de aproximadamente 400 milhões de dólares, a ser reconhecida no segundo trimestre.

A Vale havia informado em abril o recebimento de ofertas não vinculantes pela operação em Nova Caledônia. A empresa já havia fracassado em tentativa anterior de vencer uma fatia no ativo.

A companhia disse ainda que tem buscado "transformar o negócio de Metais Básicos, simplificando suas operações e permitindo o foco contínuo nos ativos core".

(Por Luciano Costa)