IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupos de credores da Argentina fazem nova proposta em busca de acordo

28/05/2020 21h24

Por Adam Jourdan e Rodrigo Campos

BUENOS AIRES/NOVA YORK (Reuters) - Um grande comitê de credores envolvido em negociações de reestruturação de dívida com o governo argentino anunciou nesta quinta-feira ter feito uma nova e "mais favorável" proposta, enquanto os dois lados buscam um acordo para reformular cerca de 65 bilhões de dólares em títulos. 

O Ad Hoc Bondholder Group disse que submeteu a proposta em conjunto com um segundo grupo de credores, oferecendo à Argentina mais de 36 bilhões de dólares antecipados para aliviar o fluxo de caixa em um período de nove anos. 

A Argentina e seus credores estão envolvidos em uma nova rodada de negociações após trocarem propostas iniciais para reestrutura a dívida. O governo diz que não conseguirá quitar o débito sem que tenha uma ajuda substancial. 

Uma oferta inicial do governo em abril foi rejeitada com firmeza pelos credores, enquanto as contra-propostas dos detentores dos títulos foram rebatidas com o argumento de que não ofereciam espaço para que o país respire enquanto luta para escapar de uma grave recessão. 

A Argentina não pagou cerca de 500 milhões de dólares na semana passada, o nono descumprimento soberano do país. 

O país e os credores chegaram a um tom mais conciliador nas últimas semanas, apesar do descumprimento, aumentando esperanças de que um longo e desgastante impasse jurídico seria evitado. 

((Tradução Redação São Paulo; + 55 11 5644-7712))

REUTERS AAP