IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice futuro sobe descolado do exterior com Trump e PIB no radar

29/05/2020 09h30

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa futuro avançava nos primeiros negócios desta sexta-feira, descolado do viés negativo no cenário externo, em meio à cautela sobre um discurso que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu fazer sobre a China nesta sessão, que pode agravar a tensão entre os dois gigantes econômicos.

Por volta de 09:15, o contrato do Ibovespa com vencimento em 17 de junho subia 0,69%, a 87.220 pontos.

"Um acirramento das tensões sino-americanas tem configurando uma das maiores ameaças para a recuperação dos mercados desde o fim da semana passada", observou a equipe da Guide Investimentos, em relatório a cliente.

Além das questões comerciais e da pandemia, os atritos entre Washington e Pequim envolvem medidas norte-americanas contra abuso de minorias muçulmanas na China e as últimas investidas do governo chinês em Hong Kong, considerado pelos EUA como uma ameaça à autonomia da região.

No Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre mostrou contração de 1,5% frente ao últimos três meses de 2019, em linha com o esperado, e retração de 0,3% sobre o resultado do primeiro trimestre do ano passado, um pouco abaixo do declínio de 0,4% estimado em pesquisa Reuters.