IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IRB Brasil buscará reverter decisão que manda mostrar que tem R$1 bi para ressarcir acionistas

16/06/2020 10h18

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O IRB Brasil RE comunicou nesta terça-feira que adotará as medidas legais cabíveis para reverter decisão da Justiça em São Paulo que mandou a resseguradora mostrar que tem 1 bilhão de reais para o caso de ressarcir acionistas devido às fortes perdas das ações da companhia neste ano.

"A decisão possui caráter liminar, estando sujeita à reforma e recurso, não tendo tido a companhia a oportunidade, ainda, de se manifestar nos autos da referida ACP (ação civil pública)", afirmou a companhia em comunicado.

A decisão da 2ª Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu parcialmente a uma ação civil pública para ressarcir acionistas que buscarem reparação de perdas por meio de arbitragem.

Os autores do pedido avaliam que as perdas totais com a queda das ações do IRB sejam da ordem de quatro bilhões de reais, após eventos que começaram com questionamentos da gestora de recursos Squadra sobre práticas contábeis da empresa.

A ação do IRB caiu 9,9% na segunda-feira, estendendo a perda no ano para 73%.

A juíza Renata Mota Maciel negou o pedido para imediato afastamento de toda a diretoria do IRB Brasil.

No comunicado desta terça-feira, o IRB disse que "adotará as medidas legais cabíveis, com vistas a reverter a decisão, mantendo seus acionistas e o mercado em geral informados acerca dos desdobramentos relevantes do presente assunto".