IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ex-presidente do BNDES, Joaquim Levy será diretor do Banco Safra

Joaquim Levy é o novo diretor de estratégia econômica e relações com mercados do Banco Safra - Pilar Olivares/Reuters
Joaquim Levy é o novo diretor de estratégia econômica e relações com mercados do Banco Safra Imagem: Pilar Olivares/Reuters

22/06/2020 16h27

O Banco Safra anunciou hoje a nomeação do ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do BNDES Joaquim Levy como diretor de estratégia econômica e relações com mercados.

Levy, de 59 anos, tem passagem por várias órgãos multilaterais, tendo sido inclusive diretor-geral do Banco Mundial, e ocupado a vice-presidência financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O executivo também ocupou cargos em vários dos governos brasileiros nos últimos 20 anos, sendo secretário do Tesouro Nacional no mandato de Fernando Henrique Cardoso, em 2003.

Em 2014, deixou a Bradesco Asset Management para ser ministro da Fazenda no começo do segundo mandato de Dilma Rousseff. Ficou no cargo por 11 meses.

Nomeado presidente do BNDES pelo atual ministro da Economia, Paulo Guedes, Levy pediu para deixar o cargo há um ano, após o presidente Jair Bolsonaro ter ameaçado publicamente demiti-lo se ele não afastasse um executivo do banco de fomento.

Levy é doutor em Economia pela Universidade de Chicago, mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.