IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia da Espanha pode ter encolhido quase 20% no 2° tri, diz BC

dinheiro, euro, notas, moedas, coronavírus - Getty Images / EyeEm
dinheiro, euro, notas, moedas, coronavírus Imagem: Getty Images / EyeEm

Em Madri (Espanha)

25/06/2020 08h46

A economia da Espanha, atingida pelo novo coronavírus, pode ter encolhido quase 20% no segundo trimestre em relação ao período anterior, o que seria o maior declínio já registrado, disse o banco central do país hoje.

"A queda no PIB espanhol parece ter acelerado significativamente no segundo trimestre, para uma faixa cujo ponto médio seria um declínio de cerca de 20% em relação ao trimestre anterior", afirmou o banco em seu relatório econômico trimestral.

Mais cedo em junho, o banco central espanhol disse que o impacto de um bloqueio iniciado em meados de março seria totalmente sentido no segundo trimestre, com uma contração provavelmente entre 16% e 21,8%.

Na terça-feira, o presidente do Banco da Espanha, Pablo Hernández de Cos, disse que a economia começará a se recuperar no segundo semestre e, no melhor dos casos, poderá crescer 16% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores.

Em seu relatório, o banco central espanhol reiterou nesta quinta-feira que a economia pode contrair de 9% a 11,6% em 2020, sem descartar uma contração ainda mais acentuada de 15,1% devido à possibilidade de uma nova onda de coronavírus.