PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Finalizar pacote de recuperação da UE para Covid-19 é "forte prioridade", diz Alemanha

26/06/2020 08h43

LONDRES (Reuters) - Finalizar o pacote de medidas da União Europeia para ajudar a economia a se recuperar da pandemia de Covid-19 é uma "forte prioridade" para a presidência alemã da UE, disse nesta sexta-feira o vice-ministro das Finanças do país, Joerg Kukies.

Líderes da UE concordaram em abril com um fundo de emergência de 1 trilhão de euros para ajudar o bloco a se recuperar da pandemia, mas os detalhes finais ainda precisam ser definidos.

"Nós realmente precisamos agir rapidamente agora se quisermos que os fundos estejam disponíveis em 1 de janeiro de 2021", disse Kukies em evento online.

Não é possível amenizar a gravidade da crise econômica enfrentada pela Europa, e as coisas podem piorar antes de melhorar, disse ele.

Mas há sinais de que a crise está saindo de seu pior, com forte expansão do crédito na Alemanha durante o ápice da crise, completou Kukies.

A Alemanha vai comandar a agenda do bloco nos próximos seis meses e Kukies disse que nos serviços financeiros existe a necessidade de uma abordagem harmonizada em relação a medidas contra a lavagem de dinheiro.

(Reportagem de Huw Jones)