IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comércio global foi afetado por restrições durante crise de covid-19, diz OMC

Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio) - Arne Immanuel Bänsch/picture alliance via Getty Images
Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio) Imagem: Arne Immanuel Bänsch/picture alliance via Getty Images

Stephanie Nebehay

Genebra

24/07/2020 08h29

O comércio global foi afetado por novas e acumuladas restrições à importação, justo quando as economias precisam se reconstruir devido à crise de covid-19, informou a OMC (Organização Mundial do Comércio) em um relatório semestral divulgado hoje.

Mas algumas restrições à exportação impostas sobre máscaras cirúrgicas, medicamentos e equipamentos médicos no início da pandemia estão sendo revertidas, disse o documento.

"Embora o impacto total da pandemia ainda não esteja totalmente refletido nas estatísticas do comércio, espera-se que seja muito substancial", afirmou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, ao apresentar o relatório aos seus 164 estados membros.

A OMC informou no mês passado que as estimativas para o segundo trimestre de 2020 indicavam uma queda ano a ano no comércio mundial de cerca de 18%.