IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nasdaq crava novo recorde com ganhos em tecnologia ofuscando fracos dados

20/08/2020 17h22

Por Gertrude Chavez-Dreyfuss

NOVA YORK (Reuters) - O índice Nasdaq encerrou em máxima recorde nesta quinta-feira, com o S&P 500 e o Dow Jones também subindo, conforme ganhos em ações do setor de tecnologia --de forte peso no mercado-- superaram dados negativos que reiteraram visão do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) acerca de uma difícil trajetória para a recuperação econômica.

Ganhos nos papéis de Apple Inc --única empresa norte-americana de capital aberto a ultrapassar valor de mercado de 2 trilhões de dólares-- Amazon.com Inc e Microsoft Corp sustentaram avanços nos três principais índices, já que investidores apostam que essas empresas superarão a crise econômica.

O Dow Jones encerrou em alta de 0,17%, aos 27.739,73 pontos, o S&P 500 apresentou valorização de 0,32%, aos 3.385,51 pontos, e o Nasdaq ganhou 1,06%, para os 11.264,95 pontos.

As ações abriram em queda, com dados mostrando que as solicitações a auxílio-desemprego nos EUA subiram inesperadamente acima da marca de 1 milhão na semana passada, depois de caírem abaixo desse nível pela primeira vez desde o início da pandemia.

Dados separados do Fed da Filadélfia mostraram que o índice de condições de negócios caiu mais do que o esperado em agosto.

A volatilidade nos dados de pedidos de auxílio-desemprego ocorre após a expiração de um complemento de 600 dólares ao benefício no fim de julho e na esteira da impossibilidade de os democratas no Congresso dos EUA não conseguirem chegar a um acordo com a Casa Branca sobre uma extensão desse auxílio.

"Os investidores estão olhando além dessa queda da economia e mirando um ponto em que começaremos a ter uma recuperação, especialmente com o Federal Reserve apoiando as empresas", disse Brian Reynolds, estrategista-chefe de mercado da Reynolds Strategies.

"Certo ou errado, é assim que as coisas são. Porém, eu acho que o mercado está ficando um pouco extravagante", acrescentou.

O Nasdaq registrou seu 19º recorde de fechamento desde o início de junho, quando confirmou a recuperação das perdas da pandemia. O fechamento recorde desta quinta-feira foi o 35º até o momento neste ano, em comparação a 31 recordes de fechamento em 2019 e 29 em 2018.