Guedes sugere 'IR negativo' financiado por fundo com dividendos de estatais
O ministro da Economia, Paulo Guedes, mencionou hoje uma proposta para a implementação de um "Imposto de Renda negativo", com os custos sendo cobertos por dividendos de empresas públicas, afirmou o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette (PSB-SP), após reunião com o titular da pasta econômica.
Em entrevista virtual à imprensa, Donizette disse que a ideia exposta por Guedes envolveria a criação de um fundo, denominado "fundo Brasil", com recursos dos dividendos das estatais. O fundo financiaria o pagamento de uma complementação de renda à parcela da população com menor rendimento.
Em julho, Guedes afirmou que a equipe econômica estava estudando propor a implantação de um "imposto negativo", mecanismo pelo qual o governo federal depositaria o equivalente a 20% do rendimento mensal do trabalhador informal em uma conta que se assemelharia à poupança, para ser sacada na aposentadoria.
Segundo Donizette, Guedes não comentou durante o encontro a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto de criação do Renda Brasil, que previa um benefício maior que o valor atual do Bolsa Família por meio de cortes de programas como o abono salarial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.