Moral do investidor da zona do euro piora em outubro, diz Sentix
BERLIM (Reuters) - O sentimento dos investidores da zona do euro se deteriorou em outubro, encerrando uma série de cinco altas mensais consecutivas, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, sinalizando preocupações com o aumento das infecções por coronavírus na região.
O índice Sentix para a zona do euro caiu para uma leitura de -8,3, ante nível de -8,0 em setembro. A previsão da Reuters era de uma leitura de -9,5.
O índice da situação atual subiu para -32,0, contra leitura de -33,0 no mês anterior, atingindo seu nível mais alto desde março, quando a Alemanha impôs lockdowns e restrições sociais para desacelerar a disseminação da Covid-19.
O índice de expectativas caiu para 18,8, de 20,8 na pesquisa anterior, seu menor patamar desde maio, indicando preocupações com um possível aumento nas infecções durante os meses de inverno (no Hemisfério Norte).
Patrick Hussy, da Sentix, minimizou a importância da ligeira queda no sentimento e disse que a pesquisa não revelou um perigo iminente para a economia da zona do euro.
"A recuperação econômica da zona do euro está pausando para respirar", disse ele em comunicado. "Os dados não contêm nenhum elemento de risco de curto prazo relevante. O índice de expectativas ainda está em um nível alto, apesar da queda de dois pontos."
A Sentix entrevistou 1.085 investidores entre 1º e 3 de outubro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.