IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P 500 e Nasdaq recuam com alerta de Powell sobre recuperação econômica

06/10/2020 13h20

Por Devik Jain

(Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq recuavam nesta terça-feira, depois de o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, alertar que a recuperação econômica dos Estados Unidos ainda está longe de ser concluída, com vendas de ações de algumas das maiores empresas de tecnologia também pesando sobre o sentimento.

A recuperação doméstica ainda pode cair em uma espiral descendente se o coronavírus não for efetivamente controlado e o crescimento, sustentado, disse Powell, em um apelo por mais ajuda para empresas e famílias.

"Os mercados estão preocupados com o que o Fed sabe que nós não sabemos", disse John Augustine, diretor de investimentos do Huntington National Bank em Columbus, Ohio.

"O que é óbvio para nós é que as pequenas empresas estão fechando, e o desemprego continua alto no setor de serviços. O Fed agressivamente quer lidar com ambos com mais estímulo fiscal."

Comentários de autoridades de que um acordo sobre estímulo ainda era possível elevaram os três principais índices de ações na segunda-feira, ajudando os mercados a recuperar as perdas da semana passada, provocadas pela notícia de que o presidente Donald Trump havia contraído Covid-19.

Trump retornou à Casa Branca na segunda-feira, depois de ficar internado por três dias no Centro Médico Nacional Militar Walter Reed, mas enfrentou nova reação por remover a máscara em sua volta e exortar os norte-americanos a não temer a doença, que matou mais de 209 mil nos Estados Unidos.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, falaram por telefone na segunda-feira sobre novas medidas de socorro e estavam se preparando para novas conversas nesta terça-feira.

Sete dos 11 principais setores do S&P subiam nesta terça, com o combalido segmento de energia liderando os ganhos.

Uma rotação para setores vinculados a valor, como o industrial também amparava o índice Dow Jones, mas o Nasdaq se afastava ainda mais de máximas recordes depois de quedas em papéis de megacaps do setor de tecnologia, com forte peso nos índices em Wall Street.

Amazon.com Inc , Apple Inc , Facebook Inc e Alphabet Inc (controladora do Google) caíam entre 0,8% e 2,2%, em meio a notícias de que um relatório antitruste da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos sobre gigantes de tecnologia contém "pedido velado para desmembrar" as empresas.

Às 13h, o Dow Jones tinha variação positiva de 0,06%, a 28.164,78 pontos. O Standard & Poor's 500 mostrava oscilação negativa de 0,06%, a 3.406,57 pontos. O Nasdaq recuava 0,58%, a 11.266,20 pontos.

(Com reportagem de Sagarika Jaisinghani e Sinead Carew)