IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera com volatilidade com preocupações com fiscal no radar

07/10/2020 12h07

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava com volatilidade nesta quarta-feira, influenciado por questões relativas ao quadro fiscal do país, que segue preocupando investidores.

Às 12:01, o índice tinha alta de 0,15%, a 95.760,67 pontos. Mais cedo chegou a recuar quase 1%. O volume financeiro era de 8,8 bilhões de reais.

A preocupante perspectiva fiscal do Brasil pesou mais que a recuperação dos índices de Wall Street e pressionava o Ibovespa.

O impasse sobre o financiamento do programa de transferência de renda do governo Jair Bolsonaro ganhou novo capítulo na terça-feira.

Apesar de o relator da proposta de criação do programa, senador Márcio Bittar (MDB-AC), ter dito que apresenta um texto na próxima semana, a versão final do programa que vai substituir o Bolsa Família pode ficar somente para depois das eleições municipais, ampliando as incertezas sobre a iniciativa.

Agentes financeiros também reagiam à reportagem da revista Veja afirmando que o governo pode tentar estender o auxílio emergencial, pago durante a pandemia de coronavírus, para até junho de 2021.

Para a Verde Asset Management, a discussão "deve considerar que o país simplesmente não tem espaço fiscal para acomodar mais gastos".

"Não é por capricho, portanto, que as reações dos preços de ativos, câmbio, juros e bolsa, são extremamente fortes quando o governo dá mostras de querer abandonar a única âncora que segura toda a sustentabilidade da dívida, que é o Teto de Gastos."

Nos EUA, após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender negociações com o Congresso sobre um pacote de estímulos derrubar mercados na véspera, índices acionários se afastavam do choque e se recuperavam nesta quarta-feira.

Trump anunciou sua decisão de interromper as negociações até as eleições em 3 de novembro, assustando Wall Street e também impactando a bolsa brasileira, que fechou em queda de cerca de 0,5%.

DESTAQUES

- GERDAU PN avançava 4,4%, chegando a tocar máxima histórica, após o Bradesco BBI elevar a recomendação da companhia para "outperform", também revisando o preço-alvo para 26 reais, contra 17 reais anteriormente. USIMINAS PNA subia 3,8%, CSN ON tinha alta de 2,7%, enquanto VALE ON valorizava-se 1,9%.

- AZUL PN caía 3,2%. A empresa anunciou na véspera que teve aumento de caixa de cerca 700 mil reais por dia no terceiro trimestre. GOL PN caía 2,9%.

- IRB BRASIL ON desabava 8,65%, mesmo após já ter mergulhado mais de 17% na terça-feira, na esteira de relatório do UBS BB recomendando "venda", com preço-alvo de 4,60 reais.

- SEQUOIA LOGÍSTICA ON perdia 2,8% em sua estreia na B3, após precificar IPO a 12,40 reais na segunda-feira, movimentando cerca de 1 bilhão de reais.