IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro cai na semana com perspectiva de oferta e preocupações de demanda

16/10/2020 08h53

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro da China ampliaram as perdas nesta sexta-feira e registraram sua primeira queda semanal em três semanas, pressionados pelo aumento dos estoques portuários da maior produtora de aço do mundo e redução nas perspectivas de recuperação da demanda global por produtos do setor.

O contrato mais ativo de janeiro de 2021 para o ingrediente siderúrgico na Bolsa de Mercadorias de Dalian da China fechou em queda de 0,6%, a 785,50 yuans (117,05 dólares) por tonelada, estendendo as perdas pela quarta sessão consecutiva e caindo 4,6% ante a semana passada.

O contrato do minério de ferro para novembro na Bolsa de Valores de Cingapura subiu 0,6%, para 114,80 dólares por tonelada às 4h34 (horário de Brasília), após quatro dias de queda e também estava caminhando para uma perda semanal.

A mineradora Rio Tinto, alertou que um ressurgimento de casos de coronavírus estava colocando em risco o crescimento econômico global e que a produção de aço fora da China caiu drasticamente, mesmo com medidas de estímulo sustentando a demanda no principal consumidor.

"Novas medidas de lockdown para conter a propagação do vírus na Europa estão ameaçando mergulhar a região de volta na recessão após uma breve trégua durante o verão, enquanto disputas entre os legisladores correm o risco de atrasar o estímulo tão necessário", disseram analistas do ING em nota.

Os estoques portuários de minério de ferro da China estão se acumulando devido à fraca demanda global por aço, atingindo uma alta em sete meses de 123,6 milhões de toneladas na semana passada, mostraram dados da consultoria SteelHome.

O declínio relacionado ao coronavírus na demanda global por aço este ano, porém, será menor do que o esperado em 2,4%, após uma recuperação dinâmica na China, de acordo com a World Steel Association.